Expedição Bééé Brasil apresenta diagnóstico da ovinocultura do Paraná em Dia de Campo
Evento em Balsa Nova/PR reunirá especialistas e produtores para debater os resultados da expedição, que percorreu mais de 11 mil km pelo Estado, e visitou 85 propriedades em 55 municípios

A ovinocultura paranaense será o foco de um Dia de Campo que marca o encerramento da Etapa Paraná da Expedição Bééé Brasil, iniciativa coordenada pelo zootecnista Luciano Piovesan Leme. O evento será realizado no dia 13 de dezembro de 2025 (sábado), às 8h30, na Cabanha e Pousada Cristal do Horizonte, em Balsa Nova (PR), propriedade do criador e tesoureiro da Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar), Ubiratan Pedro Bruel.
A ação tem apoio da Ovinopar e reunirá criadores, técnicos, representantes de instituições e lideranças do setor agropecuário, com o objetivo de apresentar os resultados do levantamento realizado durante a etapa paranaense da Expedição e promover um espaço de diálogo sobre os rumos da atividade no Estado.

Entre 14 de julho e 4 de novembro, a Expedição Bééé Brasil percorreu 11.483 quilômetros, visitando 85 propriedades em 55 municípios paranaenses. O trabalho, que integra uma série de viagens por diferentes regiões do país, busca mapear a realidade da ovinocultura brasileira, identificando desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável do setor.
Durante o evento, Luciano Piovesan Leme apresentará o relatório final da etapa paranaense e conduzirá um debate sobre as perspectivas de fortalecimento da cadeia produtiva de pequenos ruminantes. A programação também incluirá momentos de troca de experiências e networking entre os participantes.
Segundo o coordenador da Expedição, a jornada no Paraná foi marcada pelo envolvimento dos criadores e pelo interesse em fortalecer o setor. “No Paraná fizemos uma bela jornada. Agradeço a todos pela acolhida e recepção. Amigos e amigas que a ovinocultura e a caprinocultura me proporcionam”, afirmou Piovesan.
O presidente da Ovinopar, Jorge Augusto Szczypior, destacou a relevância do levantamento conduzido por Luciano Piovesan para a ovinocultura estadual. “A Expedição Bééé Brasil nos proporcionou uma visão ampla sobre a ovinocultura paranaense. O trabalho trouxe um panorama importante, com diversas ações regionais que demonstram profissionalismo, resultados concretos e benefícios diretos aos criadores”, afirmou.

Nova fase do Projeto Cordeiro Paraná
Com a conclusão da etapa paranaense da Expedição Bééé Brasil, a Ovinopar inicia uma nova fase de reconstrução e realinhamento do projeto Cordeiro Paraná, desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná – IAPAR – EMATER) e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB-PR).
O programa tem como objetivo fortalecer a ovinocultura de corte, promovendo integração entre produtores, valorização da produção local e ampliação das oportunidades de mercado. “Desde sua fundação, a Ovinopar busca oferecer alternativas aos produtores, especialmente aos criadores de cordeiros de corte. Sabemos que há bons exemplos regionais, mas ainda enfrentamos desafios na comercialização. O diagnóstico da Expedição nos dá subsídios para agir de forma mais estratégica”, explicou Szczypior.
A entidade pretende, a partir das informações reunidas, implementar ações voltadas ao fortalecimento dos rebanhos comerciais, garantindo sustentabilidade e viabilidade econômica à atividade. “Com união e organização, poderemos avançar na estruturação da cadeia produtiva de ovinos no Paraná”, concluiu o presidente da Ovinopar.
Instagram: @ovinopar | Facebook: Ovinopar
Por Natália de Oliveira/Agência Agrovenki
Foto: Divulgação/Expedição Bééé Brasil
Leia outras notícias no site da Ovinopar

